Search

TudoFesta no Facebook

YOUTUBE

Bolo de Festa - saiba tudo sobre eles!

R. Maj. Heitor Guimarães, 852-1000 - Campina do Siqueira, Curitiba - PR, 80740-340, Brasil
O bolo sempre teve um lugar de destaque nas festas em geral, afinal é consenso que sem bolo não tem festaaaa!!!
E com o passar dos anos as técnicos de confecção de bolos e doces assim como os sabores tem melhorado muito.
Os recheios dos bolos não têm limites, frutas secas ou frescas, castanhas, nozes, chocolates, doce de leite e muitas combinações. Basta imaginar um recheio e as "boleiras" realizam.
Em eventos sociais como, casamentos e festa de 15 anos, tem um momento especial para “o cortar” do bolo, coloca-se até uma música especial para o ato.
Já nas festas infantis o bolo é embalado pelo já tradicional "Parabéns a você", mas vem integrar a decoração da festa e ocupa um lugar de destaque na mesa principal.

BOLO ARTÍSTICO
O bolo artístico normalmente é confeccionado em pasta americana e pode ser feito nas cores e no formato desejado.
Até muito pouco tempo atrás os bolos artísticos eram usados mais em casamentos e passavam a ideia de não serem gostosos. Hoje este tipo de bolo já é usado em todos os tipos de festa e já venceram o mito referente ao sabor. 
Segundo a boleira profissional de Curitiba, Glaucia Cristina, pode ser aplicado qualquer recheio cozido para confeccionar o bolo artístico, pois o bolo com pasta americana não pode ir a geladeira e com o recheio cozido não existe o perigo de estragar. Com relação ao tema ela ressalta que para festas infantis hoje o mais procurado é ursinhos e nas cores marrom e rosa. Nos casamentos o destaque fica com os temas mais românticos.  Mas ela lembra ainda que as encomendas são muito variadas.


BOLO CENOGRÁFICO OU FALSO
Atualmente temos visto muito nas festas este tipo de bolo, ele tem a beleza do bolo artístico com o sabor do bolo tradicional e sem estragar a decoração proporcionada pelo bolo sobre a mesa. O bolo cenográfico é normalmente alugado para o dia da festa e você deverá comprar um bolo "de verdade" para servir aos convidados.
Mas lembre-se sempre de pesquisar preços para ver se realmente vale a pena este "truque".

CÁLCULO DE BOLO POR PESSOA
Normalmente o cálculo de bolo é de 100 g por convidado adulto. Mas existem vários fatores a serem considerados como o estilo da festa, por exemplo, festa com maioria de homens come-se menos bolos e doces e também o horário da festa, a noite as pessoas comem menos.
Segundo Glaucia Cristina, para casamento se for jantar calcula-se 50 g por convidado. Para festa infantil, de 60 g a 70 g por convidado em geral, onde tudo vai depender quais "guloseimas" terá também na festa. 

Pedimos que Glaucia nos fizesse uma simulação de quantidade para uma festa de aniversário com 30 crianças e 30 adultos e ela nos indicou 4 kg de bolo.

Referência e fotos: Glaucia Cristina Cake Designer 






Comentários