Search

TudoFesta no Facebook

YOUTUBE

Comidinhas de Festa Junina!!

As Festas Juninas ou mesmo julinas (realizadas em julho) homenageiam santos como Santo Antonio (dia 13 de junho), São João (dia 24 de junho) e São Pedro (dia 29 de junho).
A Festa junina, segundo historiadores, foi trazida ao Brasil por Portugal e outras nações europeias. E havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Relata-se, por exemplo, que a dança marcada veio da França. E aqui no Brasil se misturou com os aspectos culturais e regionais do povo local. 
No Nordeste brasileiro, a festividade ganha um ar religioso de agradecimento, onde o povo agradece aos santos pelas chuvas na região.


O milho é grande astro da festa, principalmente por ser época de colheita, ele aparece em muitos pratos preparados para o evento. Bolo de milho, pamonha, canjica, pipoca, milho cozido, assado. 
No Sul é muito comum encontrarmos nas festas juninas o tradicional pinhão, cozido ou assado e o mate. No Nordeste entram na lista a tapioca, vatapá e a queijadinha. 

Mas no Brasil inteiro você vai encontrar: bola de fubá, pé-de-moleque, quentão (pra espantar o frio!!), doce de abóbora, doce de leite, batata doce, cachorro-quente, maçã do amor e o arroz doce. As comidas ficam em barracas que ficam ao alcance das mãos para serem consumidas entre uma dança e outra.
   


E quais as opções mais saudáveis na festa junina?
Opte sempre pelos alimentos in natura como milho e o pinhão. A Tapioca dependendo do recheio pode ser uma boa opção também. Evite doces e bebidas alcoólicas em excesso.

Comentários