Search

TudoFesta no Facebook

YOUTUBE

Dicas para decoração de Festa Junina


Conheça todas as comidas, danças e roupas típicas da Festa Junina!
Crédito da Imagem: Flickr
O mês de junho já é sinônimo de alegria, roupas e comidas típicas. É hora de aproveitar com toda a família e os amigos, mas para que isso ocorra de forma tranquila é necessário planejar a decoração da sua festa. Deve ser feita com itens tradicionais que lembrem a vida no campo e, principalmente, que lembrem o verdadeiro significado das festas juninas, que é a união, a dança e a diversão.
Em primeiro lugar é necessário procurar áreas em Curitiba com grande espaço para poder aproveitar e não ter que se preocupar com a quantidade de convidados. É indicado pesquisar em vários sites e revistas de decoração de interiores, geralmente lá são colocadas várias dicas importantes e que podem ajudar muito neste momento. Além disso, procure providenciar roupas típicas. Ainda não começou a decorar a sua casa para as comemorações juninas? Então aproveite para conferir algumas dicas que separamos exclusivamente para você e se encante com tanta alegria e festa!
O que é festa junina e quando é comemorada?
Certamente todo mundo já ouviu falar das festas juninas, mas poucas pessoas sabem o que realmente significa. Antigamente as comemorações começavam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e se estendiam até o dia 29 de junho, dia de São Pedro. Além disso, as comemorações aconteciam em locais públicos e não era preciso procurar galpão para alugar e receber a família e os amigos.
Aqui no Brasil, as festa juninas tiveram inicio no período colonial graças aos portugueses. Desde então, as comemorações receberam influencias de diversos povos, tais como africanos e indígenas. Mesmo com toda essa diversidade trazida dos outros países, dentro do território brasileiro a festa junina também sofreu variações. Afinal, a decoração e as tradições não são as mesmas na Bahia e em Curitiba ou Santa Catarina.
Mas, como todo mundo sabe a maior festa de São João acontece no nordeste do Brasil, em Campina Grande no Estado da Paraíba. Por lá é possível encontrar muitas comidas típicas, danças, quadrilhas, fogueira, brincadeiras e o conhecido quentão.
Entre as comidas mais conhecidas estão: a pipoca, a paçoca e a tapioca. Entre as bebidas encontramos o quentão, para quem não sabe é um vinho quente utilizado para esquentar a festa. Quando o assunto é dança, a quadrilha aparece para dar início à tradição. Sua origem vem dos famosos salões da França, um baile de casais com vestimenta caipira. A fogueira também já entrou nesta tradição, simboliza a proteção.

Como decorar o espaço para as festas juninas?
Imagem: Pxhere
A decoração do espaço é o item mais importante da festa junina, já que é a principal responsável para que tudo aconteça em perfeita harmonia. Ela deve acompanhar perfeitamente a paleta de cores, o estilo e o charme da festa. Mas, calma! Você irá perceber que não é tão difícil personalizar o ambiente. Confira todas as dicas!
Caso a festa seja realizada na sua casa ou apartamento, opte por colocar uma mesa no centro da sala com doces e salgados para que esteja ao alcance de todos os convidados. Além disso, insira outra mesa com as bebidas, não tente misturar tudo no mesmo canto, irá ficar o ambiente bagunçado e com muita fila. Use e abuse de balõezinhos, bandeirinhas e chapéus.
Se o local for mais amplo, como os salões para aluguel em Curitiba, aposte em várias mesas com cadeiras para colocar os salgados e doces, será ótimo para quem prefere ficar sentado, conversando e observando a festa. O carrinho de pipoca e cachorro quente também é um sucesso nas comemorações juninas. E, claro, as barraquinhas com brincadeiras não podem faltar.
Antes de começar a decorar o espaço, solicite orçamentos e avalie qual é a melhor opção para gastar menos e aproveitar mais. Mas lembre-se, às vezes compensa gastar um pouco mais e ter a qualidade esperada. Existem lojas típicas que possuem produtos mais em conta e em grandes quantidades, vale a pena dar uma olhada também para poder comparar preços. Feito isso, é hora de conferir as roupas que não podem faltar para aproveitar a festa com muito estilo, diversão e, principalmente, alegria!

Quais são as roupas típicas da festa junina?

As roupas da festa junina devem ser escolhidas com bastante tempo de antecedência, já que é necessário avaliar e analisar as medidas certas, as cores, os modelos e, principalmente, a alegria que elas proporcionam. Muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas em relação ao que pode ser utilizado quando o assunto é vestuário de comemoração junina. Sendo assim, confira algumas dicas para mulheres, homens e crianças.
Na maioria das vezes o traje dos homens é mais simples e fácil de montar, basta dar uma olhada no guarda roupas e separar as peças que podem ser úteis. Em seguida, é hora de começar a montar e selecionar as peças. Para os homens é indicado utilizar uma camisa xadrez colorida, calça jeans, cinto com fivela, bota e chapéu de palha. Tudo isso é fácil de encontrar em lojas da sua cidade, mas lembre-se prestar muita atenção nos preços.
Para as mulheres costuma dar mais trabalho, já que as roupas são mais complexas e os detalhes são mais importantes. Entretanto, isso não significa que seja necessário gastar muito, é possível montar o traje com as peças que você já tem dentro do seu guarda roupas. Utilize lenços, botas, meias, pretas ou xadrez, chapéu, fitas de cabelo e vestidinho. No cabelo use e abuse da sua criatividade, faça um rabo de cavalo, tranças, laços e muitas cores. A maquiagem também precisa de muita atenção, deve ser bem acentuada e com batons chamativos.
Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e saiba tudo sobre a decoração da sua casa para a festa junina, além disso, confira as roupas e comida típicas que não podem faltar. Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitas pessoas que estão em busca de ideais criativas para as comemorações do mês de junho!

Comentários