Search

TudoFesta no Facebook

YOUTUBE

Festa de 1 ano, muitas dúvidas

Um grande consenso entre os pais, é que a festa de 1 ano não pode faltar.... e é uma delícia planejar esta festa, pensar em cada detalhe! Mas sempre surgem algumas (muitas!!) dúvidas de como organizá-la!
Em casa ou num buffet, festa grande ou só pra família, festa com tema ou sem tema, quanto devo gastar pra fazer uma festa legal....



Abaixo sugerimos um check list rápido a ser seguido:
1. Planejamento: nesta etapa você deverá decidir para quantos convidados oferecerá a festa,  que tipo de comida vai servir (mesa de frios, canapés e salgados miúdos, pratos quentes, ...), se a festa será em casa ou numa casa de festas (ou buffet), e o principal qual o orçamento disponível (com base no orçamento é possível decidir rapidamente todos os outros itens).
2. Lista de convidados: Primeiramente é preciso decidir se a festa será pequena ou grande. Caso você opte por fazer uma festa menor, mais íntima, priorize a família e os amigos mais próximos. Festas maiores podem trazer os amigos do trabalho, vizinhos e, algumas pessoas tem uma preferência por chamar aqueles amigos que possuem crianças ou apenas os que foram visitar o bebê quando nasceu. Atualmente não existe uma regra para definir os convidados e também acho que ninguém precisa seguir regras de etiqueta pra isto, você deve priorizar seu orçamento disponível e sua consciência tranquila com relação aos amigos e parentes.
3. Data/horário e local da festa: O local vai depender do seu orçamento, a festa pode acontecer em casa, na casa dos avós ou até mesmo num salão de festas alugado. Lembrando sempre que os salões de festas para locação normalmente adicionam serviços e produtos que você deve adquirir junto ao salão e isto pode encarecer sua festa, mas também lhe dará uma mão na organização. O horário, caso tenha bastante crianças é legal fazer enquanto tem sol (iniciando até as 17:00) pois a criançada pode curtir mais a festa. A escolha do horário pode alterar o cardápio de comes e bebes da festa. 
4. Tema da festa: Atualmente temos visto nas festas infantis uma "ausência" de tema, ou seja, não necessariamente encontramos o Homem Aranha ou a Moranguinho, temos visto muito festa marrom e rosa, marrom e azul, verde e lilás e muitas outras cores, e o próprio jogo de cores ilustra o convite, o painel da decoração, os arcos com balões e os demais acessórios. Mas os temas ainda existem, são muito apreciados, principalmente pelas crianças e você pode ganhar tempo e dinheiro optando por temas conhecidos.
5. Comidinhas e bebidinhas: Normalmente a festa infantil é lembrada pelo salgados e doces miúdos como coxinha, croquete, quibe, empadinha, brigadeiro e beijinho. Este cardápio ainda faz muito sucesso, mas é possível melhorar estas opções com alguns sanduíches quentes, mini hambúrguersanduíche natural e quem sabe até um prato quente como uma massa ou torta salgada. A bebida indicamos sempre o refrigerante, diet e normal, água, e sucos (o ideal seria ofertar o natural, mas devido ao trabalho e a quantidade é bom considerar um suco pronto), a cerveja vai depender normalmente dos homens da família se fazem questão ou não. 
6. Lazer e recreação: Se você alugar um salão de festas ou buffet infantil normalmente a recreação estará inclusa com: brinquedos, videogame, casinha de bonecas, tênis de mesa, sinucas, simuladores e outros. E eles oferecem uma equipe que cuida destas crianças enquanto brincam. Caso a festa seja em casa ou salão particular você deverá se preocupar em providenciar o aluguel de alguns brinquedos (os mais famosos, cama elástica, piscina de bolinhas e infláveis) e a contratação de algum profissional para divertir a criançada com pinturas e balões. Se tiver um pouco de $$ sobrando, têm ainda a opção de mágicos e palhaços que fazem um trabalho bem legal para entreter a criançada.
7: Mão de obra: É necessário pensar se é preciso contratar garçons, copeiras fotógrafos e segurança (principalmente nas grandes cidades). Nos buffets infantis estes serviços estão inclusos ( menos fotógrafos) mas na festa em casa ou salão particular é necessário providenciar estes serviços ou pensar numa forma de dispor os alimentos a fim de facilitar o trabalho. Com relação ao fotógrafo, caso opte por não contratar deixe uma pessoa de sua confiança responsável por tirar as fotos.
** Uma dica super legal, é faça um caderno ou bloco de anotações com todos os dados da festa, lista de convidados, contatos dos fornecedores e equipe de serviços, marque todos os horários que os fornecedores devem chegar e qualquer imprevisto ou atraso é possível solucionar rapidamente. 

Comentários

  1. Olá, vou fazer a festa do meu filho em dez. em Curitiba mesmo, você teria algum buffet infantil pra indicar que não seja muito caro?

    ResponderExcluir
  2. Olá Janaina,
    vc poderia nos enviar um email para contato@guiatudofesta.com.br com sua dúvida para podermos ajudar.
    Grata

    ResponderExcluir
  3. Minha princesa faz 1 ano em Agosto, ou seja, tenho apenas 5 meses pra organizar tudo e, sou mãe de primeira viagem, portanto não faço idéia por onde começar, à não ser pela lista de convidados, preciso de uma ajuda, pra me orientar o que preciso providenciar. Moro em Fortaleza e quero fazer uma grande festa para 80 pessoas num buffet. Help me !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sudelaine,
      se puder entrar em contato pelo email contato@guiatudofesta.com.br, nos podemos te ajudar sim....Não somos de Fortaleza, mas podemos te ajudar com quantidades e o que procurar nos buffets. Atenciosamente, Ana Prado

      Excluir

Postar um comentário

Agradecemos sua visita!!
www.guiatudofesta.com.br