Search

TudoFesta no Facebook

YOUTUBE

Açúcar de confeiteiro e açúcar impalpável: saiba as diferenças e como usá-los

Semana passada o Blog Tudo Festa trouxe um post sobre o Bolo Buttercream que tem o açúcar impalpável como ingrediente de sua receita. Muitos seguidores entraram em contato com o nosso blog com dúvidas sobre este açúcar e por incrível que pareça, muitas pessoas pensavam se tratar do açúcar de confeiteiro. Por esta razão, decidimos fazer este artigo explicando melhor sobre estes dois açucares: confeiteiro e impalpável.
Os dois são usados nas receitas de confeitaria e o impalpável pode ser conseguido a partir do glaçúcar ou açúcar de confeiteiro. 

A principal diferença é que o açúcar impalpável é alcançado com o açúcar de confeiteiro + amido. Normalmente é usado o amido de milho, carinhosamente conhecido como maisena, que é menos adocicado que os demais. O amido deixa o açúcar menos úmido e com isto ele não absorve a gordura do doce.  A proporção do amido pode variar de acordo com o fabricante, mas nunca deverá ultrapassar 3% de amido na composição.
A granulação e a consistência entre eles também varia bastante. O açúcar impalpável é mais fino e de coloração superbranca, por esta razão, opta-se pelo açúcar impalpável para polvilhar sobre sobremesas, doces e bolos já prontos. Ele deixa a cobertura mais uniforme.
O açúcar impalpável também é muito usado na confeitaria fina, no preparo de glacês, marzipã e pasta americana e outras pastas para coberturas de bolo.


Já o açúcar de confeiteiro é o açúcar refinado bem fininho (algumas pessoas batem o açúcar refinado no liquidificar para obter o de confeiteiro). Ele é utilizado em receitas como chantilly e sorvete, pois o açúcar por ser tão fino alcança um alto grau de homogeneidade na receita. Ele não deixa aquele aspecto açucarado nos doces depois de pronto.
Agora que você já sabe as diferenças estes os açucares, bora confeitar!



Comentários